Quantcast
Channel: Cachorros - Notícias e tudo sobre | CNN Brasil
Viewing all articles
Browse latest Browse all 91

Cidade francesa usa reconhecimento de DNA canino para acabar com fezes nas ruas

$
0
0

O prefeito da cidade de Béziers, na França, está em uma batalha com os donos que abandonam as fezes dos seus cachorros nas ruas. E propôs uma solução inovadora para coibir os tutores negligentes: um sistema de identificação por meio de DNA canino.

Segundo o site da cadeia de rádios públicas “France Bleu”, os serviços de limpeza da cidade recolhem em média mil excrementos das ruas por mês. Para evitar que essa situação continue, em maio de 2023, o prefeito Robert Ménard protocolou um projeto para a “obrigação de identificação genética dos cães do centro de Béziers”.

“Às vezes recolhemos muito mais, apenas no centro da cidade. Não é possível que isso continue”, disse o prefeito para o site da rádio.

Com o início do projeto, os donos de cães são obrigados a fornecer prova de identificação genética (documento fornecido por um veterinário) se quiserem passear nas vielas de Paul-Riquet, uma das principais ruas da cidade, e em outras ruas próximas.

Ao encontrar qualquer excremento deixado para trás, a polícia municipal poderá consultar o cadastro nacional desses pets e, então, localizar o nome do infrator.

A cidade vai convidar cada proprietário a se apresentar para fazer o cadastro por meio de amostra de saliva gratuitamente e, em troca, receberão o passaporte sanitário necessário para caminhar na área em questão.

O prazo de dois meses para fazer oposição ao projeto expirou em julho, o que significa que ele entra em vigor por um período de dois anos de teste, contou Ménard para a France Bleu.

O tutor que estiver passeando na região delimitada pelo projeto sem passaporte terá de pagar 38 euros (aproximadamente R$ 201) de multa, enquanto aqueles que não recolherem os excrementos receberão a conta de limpeza no valor de 122 euros (R$ 246).

Segundo Ménard, há exemplos de sucesso em países como Espanha, Itália e Grã-Bretanha. “Cidades como Valência obrigaram os donos a irem ao veterinário para obter essa verificação genética de seus cães. Leva apenas cinco minutos e funciona. A cidade nos confirmou que reduziu consideravelmente o número de dejetos”, disse à France Bleu. Segundo ele, a redução foi de 90% em seis meses.

Haverá uma flexibilização para turistas e pessoas de fora da cidade. Nos três primeiros meses dessa experiência, os agentes municipais vão ter uma ação pedagógica, emitindo apenas avisos escritos e verbais. Depois desse período, começam as multas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cidade francesa usa reconhecimento de DNA canino para acabar com fezes nas ruas no site CNN Brasil.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 91